domingo, 22 de julho de 2012

24h on-line

Você já percebeu que com a evolução tecnológica e a modernidade começamos a utilizar muito mais o meio    virtual do que o real para nos comunicarmos com as pessoas a nossa volta?
Talvez isso também acontece com você: depois de um longo e cansativo dia de trabalho ou então daquela aula punk da faculdade já corremos ao encontro do nosso ‘amigo’ “Computador” e ligamos a net para verificar quem deixou mensagens em nosso facebook, ou então, quem enviou um tweet, quem deixou uma mensagem no MSN ou Skype, ou se alguém mandou um e-mail.

Entramos em casa correndo e até nos esquecemos de dar atenção para as pessoas que ali se encontram. Me recordo que em casa não tinha rede Wi-fi, mas, quando eu chegava do colégio ia correndo para a sala que ficava o PC e ligava o computador e aí, já era, navegava por horas e horas. Eu corria no cozinha, fazia um lanche bem rápido e voltava pro PC para continuar a minha navegação e bate-papo com os amigos virtuais. Comia em frente ao PC e quando minha mãe dizia : “Fernanda não come perto do computador que vai sujar, filha” eu respondia: “Tá mãe”, mas não arredava o pé! Fico pensando nas inúmeras horas que deixei de estar com minha mãe, meu pai, minha sobrinha, minha irmã porque eu estava ocupada na net…. “agora não, estou ocupada”, quantas vezes essa foi a resposta…mas afinal, o que realmente me ocupava?

Não quero aqui ser moralista e dizer o que é certo ou errado, estou apenas fazendo uma reflexão sobre a importância que temos dado as pessoas a nossa volta! Quantas vezes eu troquei um passeio, um diálogo, uma boa risada, uma degustação de uma comida “made by mama” por horas na net. O tempo me mostrou que eu precisava de equilíbrio, pois eu estava ficando viciada no mundo virtual e é obvio que não admitia isso! E a justificativa era: “Mãe estou em outro tempo, você não entende”. Será que ela não entendia ou eu é que não enxergava que estava além do normal?

Use sim a internet, navegue, viaje, quantos sites bacanas, quanto conteúdo muito fera está disponível para você crescer como pessoa! Podemos até matar a saudade daquela pessoa amada, que mora longe, via uma webcam! Porém não deixe com que a internet te escravize ao ponto de você não perceber as pessoas a sua volta, ao ponto de não conversar com as pessoas reais!

Eu curto muito tudo que é Web 2.0 e se eu pudesse viveria trabalhando nesse meio. Uso do Skype para falar com meus pais que moram longe de mim e falo horas com eles! Bendito seja Deus e a a Igreja que nos motiva a usarmos desses meios “Os líderes da Igreja têm o dever de lançar mão « do [pleno] potencial da “era do computador” para servir a vocação humana e transcendente do homem e para dar assim glória ao Pai, de quem vêm todas as coisas boas ».(Documento do Pontifício Conselho dos Meios de Comunicação ‘Internet e Igreja’)

O convite de hoje não é deixar de usar mas usar de uma forma consciente. Aproveite o dia de hoje para fazer essa reflexão. E que tal se hoje mesmo, quando você chegar em casa, trocar uns minutinhos de conversa virtual pela boa e velha conversa real com quem mora contigo. Tenho certeza que vai fazer um bem enorme pra você e pro outro.
Fernanda Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário