Encontros

2012

5° Encontro:                                            14/02/2012

Tema"A festa da Carne"

Leitura Bíblica: Gál 5, 13. 16-24

Descrição:
Toda e qualquer atividade, todo e qualquer momento, podem ser propícios tanto para a graça, quanto para o pecado. Às vezes os mesmos gestos podem traduzir graça ou pecado. Depende de quem os faz, como os faz e com que motivações os faz.
Seria bom que, em vez de ficar criticando o que se imagina ter acontecido, nós buscássemos no carnaval alternativas para descansarmos, para depois, sim, pegarmos firmes na Quaresma. É isto que fazem milhões de famílias: aproveitam estes dias para ir à praia, conhecer algum local especial, visitar parentes e amigos, ou mesmo, ficam de "papo para o ar". Lembro que as "mentes podres" de algumas pessoas ficam vendo fantasmas onde eles não existem.
Para as pessoas de mente mais aberta, ousaria sugerir que fossem criativas, buscando organizar um carnaval "leve" para nossas crianças e adolescentes, para nossa segunda e terceira idades, mesclando danças, músicas ritmadas, momentos de brincadeira e outras coisas interessantes? 
Mas afinal, o carnaval é festa de Deus ou do diabo? Para bom entendedor, meia palavra basta: tudo depende de como você "imagina", "vê", ou "vive" o carnaval. As manifestações de alegria profunda e verdadeira sempre vêm de Deus; as "rosnadas" de mau humor sempre vêm do diabo.


4° Encontro:                                            07/02/2012

Tema"Precisa-se de Santos"

Leitura Bíblica: Col 3, 1-17

Descrição:
Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis. 
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.
Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot-dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc-man.
Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.
Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".
(João Paulo II)

3° Encontro:                                            03/02/2012

Tema"O estudo"

Leitura Bíblica: ---

Descrição:
Deus coloca seu hálito de vida no ser humano. Significa que ele traz a alma ou o espírito de Deus dentro de si. Isto o diferenciará dos demais seres da criação. O Senhor deu-lhe conhecimento da inteligencia para que possa cultivar e protejer toda a obra criada. O desenvolvimento da inteligencia está colocado a favor do ser humano para engrandecer e levar adiante a criação, lembrando-se de que a terra é a nossa casa.
O estudo é a forma de exercitarmos a inteligencia humana. Nenhum computador se compara ao gênio humano; dele podemnascer novas invenções. Somos portadores de um bem muito precioso: a nossa inteligencia. Por isso, vamos exercitá-la para descobrir novos horizontes e abrir uma grande janela para enxergar a vida.


2° Encontro:                                            24/01/2012

Tema"É preciso saber viver"

Leitura Bíblica: Salmo 8
                           Jó 38-39

Descrição:
Qual o valor da vida? Você já percebeu que quando nascemos precisamos de cuidados para sobreviver: amamentar, trocar as fraldas, ir ao médico são necessidades que dependem de alguém que nos cuide. O mesmo ocorre quando ficamos doentes ou envelhecemos. A vida humana precisa ser cuidada. Enquanto estamos na fase de estudos e de trabalho, muitas vezes esquecemos dessa dependência que temos uns dos outros. Precisamos uns dos outros, de carinho, de afeto e de ajuda para viver.
A vida sempre tem valor, em qualquer situação que se encontre.Não se justifica ser contra o aborto e defender a pena de morte, por exemplo. Igualmente, a discriminação é uma forma de desvalorização da vida, porque afirma que a vida de uns vale mais que a dos outros.

1° Encontro:                                            20/01/2012

Tema"Atividades de 2012.1"
Leitura Bíblica: ---

Descrição:
Foi apresentado o nosso cronograma de temas e de atividades extras programadas para este semestre.

2011

17° Encontro:                                            04/11/2011

Tema: "Gincana Bíblica"

Leitura Bíblica: ---

Descrição:
A gincana será composta por três provas, que são:
 Passa ou repassa musical>

A música será: "Convém" do ministério adoração e vida.
Quem canta melhor>
A música será: "Em santidade" do ministério adoração e vida.
Paródia>
Cada grupo irá receber um texto sobre os temas que foram debatidos na catequese para formar a sua paródia.

16° Encontro:                                            25/10/2011

Tema: "Namoro"

Leitura Bíblica: Gn 1, 27-28

Descrição:
Fomos criados homem e mulher para refletirmos juntos como masculino e feminino a imagem e semelhança do Criador. Há uma complementaridade que implica um ajudar o outro a ser mais feliz, pois não é bom que o homem esteja só; por isso, homem e mulher ele os criou.
O fato de Deus soprar sobre o pó significa que o ser humano, diferentemente dos outros seres, traz em si o espírito divino, pois Deus sopra o seu hálito de vida, que lhe vem do seu interior.
A mulher nasce da mesma carne de Adão, é sua mesma essência e, ao ser proveniente da costela, de uma altura media­neira, significa que é igual (não foi tirada da cabeça, pois assim seria superior ao homem, e nem dos pés, pois seria sua escrava).
O namoro promove esta igualdade querida pelo Criador. É tempo de conhecimento, complementaridade de ambos e cresci­mento de um duradouro projeto de vida. 

15° Encontro:                                            18/10/2011

Tema: "Sexualidade".

Leitura Bíblica: I Jo 2, 14c-17

Descrição:
A sexualidade humana é uma energia que nos envolve dos pés à cabeça. Se expressa em nossa condição de sermos homem ou mulher. Ela diz respeito ao conjunto de toda a nossa personalidade: comportamento social, atitudes morais, valores éticos, religiosos, políticos. A sexualidade é componente fundamental da personalidade humana. É um modo de ser, de manifestar, de se comunicar, de sentir, de expressar e de viver o amor. A sexualidade é um instinto comunicativo, fonte de sociabilidade.
O desenvolvimento de uma sexualidade sadia depende muito das primeiras descobertas da adolescência. A sexualidade humana iluminada pelo Evangelho ensina-nos a nos apaixonar por alguém, a assumir uma vida a dois pelo casamento, a construir uma família, a alimentar sonhos e desejos, a entregar a vida pelo Reino na vida consagrada...
Com a descoberta da sexualidade, é preciso desenvolver sentimentos profundos de afeto, compreensão, ternura. Tais sentimentos se transformam pouco a pouco em atitudes próprias de solidariedade pelos que sofrem, na capacidade de renúncia e na doação da vida a serviço dos irmãos.

13° Encontro:                                            11/10/2011

Tema: "O meu corpo".

Leitura Bíblica: I Cor 6,12-20

Descrição:
Através do nosso corpo relacionamo-nos e comunicamos. Os nossos sentidos são como janelas abertas para o mundo, para os outros e para Deus. A fé ultrapassa os sentidos, mas é pelos sentidos que vivemos, sentimos, celebramos e testemunhamos.
A exaltação do corpo não pode se reduzir somente à beleza. Não somos responsáveis por sermos feios ou bonitos! Não é justo exigirmos isso de nós! Menos ainda, classificarmos as pessoas segundo um padrão de beleza, na maioria das vezes, ditado pela "mídia".
Somos um corpo com inteligência, vontade, sentimentos, afetos, atração... Não é só a aparência que conta: alto ou baixo, branco, negro ou índio... Sobretudo, nosso corpo pode transcender e elevar-se até Deus, porque fomos criados à sua imagem e semelhança (cf Gn 1,26).
O nosso corpo deve refletir o nosso interior, pois ele é realmente uma bela obra de Deus, e tem necessidade de uma alma igualmente sadia que nos mostre sua grandeza. O corpo e a alma formam uma unidade, a ponto de afirmarmos que não mais temos um corpo, mas somos um corpo. E é nesse sentido que a Bíblia diz que o corpo é a casa, o templo do Espírito Santo (cf 1 Cor 6,19).

12° Encontro:                                               04/10/2011

Tema: "Pecado, Perdão e Pecadores".

Leitura Bíblica: Lc 13, 6-9

Descrição:
O pecado degrada o ser humano e destrói a semelhança da criatura com o Criador. Cristo é a imagem perfeita do Pai. Sua missão neste mundo reconcilia o ser humano com o Pai, vence a maldade do pecado com seu sangue derramado na cruz. A pessoa de Jesus constitui o lugar do encontro da misericórdia, do perdão e da justificação de todo ser humano. Em Jesus Cristo reencontramos a nossa semelhança com o Pai. Em vez da ganancia e da violência, entendemos que o ser humano se dignifica como pessoa quando adquire capacidade de superar o mal com o bem, de perdoar, de lutar não pelo bem próprio, mas de construir a comunidade, de ser cidadão em sua vida social.
Vamos assumir o costume de sermos os primeiros a pedir desculpas ou perdão de nossos erros e falhas; sermos compreensivos com os erros alheios, pois com a mesma medida que medirdes sereis medidos.

11° Encontro:                                      27/09/2011

Tema: "A Bíblia".

Leitura Bíblica: II Tm 3,16

Descrição:
Foi feito um estudo sobre a bíblia: suas divisões, seus livros, seus autores, seu tradutor, seu conteúdo etc. Este estudo serviu de base para a gincana bíblica das catequeses!

10° Encontro:                                         20/09/2011

Tema: "Brotar e crescer".

Leitura Bíblica: Jo 12, 24-26

Descrição:
A morte não é extinção, mas sim passagem e transformação. Para ser adolescente, é preciso deixar de ser criança. Sempre é tempo de devolver a Deus tudo o que tenho e o que sou, tudo aquilo que gosto e que não gosto também. Devolvo a Deus porque tudo é dele e quero ser todo dele também. Em Deus posso deixar morrer os velhos hábitos para passar uma nova condição de vida, pois somente sua graça pode me transformar. 

Músicas:
Click no link ao lado para ver

9° Encontro:                                                  13/09/2011

Tema: "A proposta do Reino".

Leitura Bíblica: Mt 25, 31-46

Descrição:
Os valores que não passam, a gente não pode pegá-los a mão nem tocar neles, mas sabemos que eles existem e são percebidos a partir das relações que estabelecemos. Por exemplo: a justiça, a fraternidade, e solidariedade...
Eles não mudam; o que muda é a forma de como são vivenciados ao longo dos séculos. E quando eles ausentes na sociedade, todos sofremos muito. Sabemos da gravidade e das consequencias do desvio de uma verba pública, por exemplo. Por outro lado, os valores que não passam se tornam visíveis nas pessoas que os praticam.
Veja bem, o Reino se manifesta em cada um de nós e vai tomando corpo, criando grandes dimensões. Cabe a cada um de nós fazer como São Paulo diz: Examinai tudo e guardai o que for bom, e nosso papel consiste em saber dispor dos avanços do mundo para construir relações mais humanitárias e dignas.

Músicas:
Click no link ao lado para ver: Musicas deste encontro

8° Encontro:                                                    09/09/2011

Tema: "Setembro: mês da bíblia".

Leitura Bíblica: II Tm 3,16

Descrição:
Estamos em setembro, e no Brasil já é uma tradição que este mês seja lembrado como o “Mês da Bíblia”.  Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o mês da Bíblia, em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30.  São Jerônimo, que viveu entre 340 e 420, foi o secretário do papa Dâmaso e por ele encarregado de revisar  a tradução  latina da Sagrada Escritura. Essa versão latina feita por São Jerônimo recebeu o nome de Vulgata, que, em latim, significa popular  e o seu trabalho é referência nas traduções da Bíblia até os nossos dias.
Ao celebrar o mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a  fundo a Palavra de Deus, a amá-la, cada vez mais, e a fazer dela, cada dia, uma leitura meditada e rezada.  É essencial ao discípulo missionário o contato com a Palavra de Deus para ficar solidamente firmado em Cristo e poder testemunhá-lo no mundo presente, tão necessitado de sua presença. “Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo  é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. 

Músicas:
Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor! (2x)
Lâmpada para os meus pés, Senhor! Luz para o meu caminho! (2x)

7° Encontro:                                                    30/09/2011

Tema: "Domingo, dia do Senhor".

Leitura Bíblica: At 2, 42

Descrição:
Reunimo-nos, aos domingos, como povo escolhido convocado por Deus para uma assembleia santa.Deus nos vai falar, ou melhor, ele mesmo em pessoa já nos falou por seu Filho Jesus, mas sua voz continua ecoando e é seu próprio Filho quem proclama o Evangelho e renova seus efeitos de graça e de salvação.
No tempo de Jesus e ainda hoje, os judeus santificavam o sábado.Os cristãos, ao recordar o dia em Jesus ressuscitou, o consagraram como o dia em que o Pai levou à perfeição a sua obra e por isso o dedicou ao Senhor. Em latim, Senhor é Dominus, que na nossa língua vai originar a palavra Domingo.

6° Encontro:                                                    09/08/2011

Tema: "Uma nova etapa de fé".

Leitura Bíblica: Mc 14, 22-25

Descrição:
Aproximar-se da mesa da eucaristia foi um passo importante na vida de fé daquele que quer ser discípulo. Daqui por diante, as atitudes de quem comunga Cristo eucarístico deverão corresponder sempre mais à doação de Cristo na cruz. Ele nos amou a ponto de derramar o seu sangue e entregar o seu corpo para nos salvar. Deixou-nos o sacramento, ou seja, o sinal visível de seu sacrifício na cruz no pão e  no vinho transformados no seu Corpo e seu Sangue. Comer e beber deste sacramento nos possibilita estar em comunhão com ele e com sua missão.


5° Encontro:                                                    02/08/2011 

Tema: "Vocações"

Leitura Bíblica: Mc 1, 16-20

Descrição:
A palavra VOCAÇÃO é muito usada e, quase sempre, usada indevidamente. É comum identificarmos vocação com tendência pessoal ou profissional. Antes de tudo é bom ver a origem e o sentido desta palavra. Vocação vem da palavra latina vocare = chamar. Vocatio = chamamento, chamar, eleger, escolher.
Então, se vocação é chamamento, deve haver alguém que chama e alguém que é chamado. Portanto, não é simples tendência ou inclinação pessoal, mas é chamada. E, se alguém chama, chama para alguma coisa, não chama atôa...
Estamos falando de vocação numa perspectiva de fé e de Igreja. Então podemos definir a vocação como: o chamado que brota do mais íntimo do ser humano, onde ressoa a voz de Deus. Portanto, vocação aqui tem uma dimensão essencialmente religiosa
As principais vocações da igreja celebradas durante este mês são: Vocações Sacerdotais,Vocações matrimoniais, Vocações Consagradas, Vocações leigas e dos Catequistas.

Músicas:
Click no link ao lado para ver: Musicas deste encontro

4° Encontro:                                              29/07/2011

Tema: "Musiquese" e Gincana.

Descrição:
Como já havíamos combinado, no ultimo encontro de cada mês teríamos uma catequese festiva, a qual se chamaria de musiquese e também faríamos uma gincana abordando os temas do mês. A musiquese nada mais é do que uma catequese que tem como base a reflexão de músicas, podendo ser estas católicas ou não.
Neste nosso encontro abordamos as músicas: "Rua da Passagem (Trânsito)" - Lenine; e "Eu quero apenas" - Roberto Carlos.
Logo após demos início à gincana com as seguintes brincadeiras: Perguntas e respostas, Caça- palavras e mímicas.

Músicas:
Click no link ao lado para ver: Musicas deste encontro

3° Encontro:                                                    19/07/2011

Tema: "Discípulos  de Emaús".

Leitura Bíblica: Lc 24, 13-35

Descrição:
Ao relatar o trajeto dos discípulos em companhia de Jesus, a comunidade cristã tem em sua mente a pergunta: Agora que Ele ressuscitou, como e onde podemos encontrá-lo? O seguimento de Cristo, o encontro com o ressuscitado na Palavra proclamada e no pão partido na celebração da comunidade marcam o sentido desta passagem.
Ultimamente, quais os fatos que chamam mais a nossa atenção? Qual o significado se um Deus crucificado? Qual o nosso ânimo de seguir a Cristo e formar um grupo de discipulado?
A fé não se compra, se cultiva. Estamos disposta a doar nosso tempo para andar com Jesus e adquirir este grande tesouro? Vamos nos dar conta de que em toda celebração litúrgica ocorre a proclamação da Palavra. Por que a Palavra proclamada é tão importante? Prestamos atenção a liturgia da Palavra? Acompanhamos sua explicação na homilia?
A comunidade entende que Jesus partilha com ela a sua vida, o seu Corpo e seu Sangue. Estamos dispostos a partilhar nossa vida com nossos amigos do grupo? Temos confiança em fazer isso?
O seguimento de Jesus acontece após o encontro que temos com a pessoa dele. A força desse encontro é capaz de mudar os rumos de nossa vida, pois passamos a enxergar as coisas da vida de um jeito diferente do comum.   

2° Encontro:                                                    12/07/2011

Tema: "Grupo de Discípulos".

Leitura Bíblica: Jo 15, 1-8

Descrição:
Seguir Jesus é permanecer unido a Ele. Seguir Jesus é conviver com o mestre, partilhar a vida com ele, conhecer mais a fundo a sua missão. Por isso ele nos diz: Aquele que permanece em mim produz muitos frutos.
Os sinais claros que mostram que somos seguidores do mestre são os frutos que produzimos. Que frutos são esses? É verdade que pelos frutos se conhece a árvore? É possível estar unido a Cristo e não produzir fruto?
Vamos fazer a experiência de sermos discípulos do mestre. É mais fácil olharmos para o crucifixo, dirigir-lhe uma lista de pedidos e pensar que somente rezamos quando estamos na igreja. Nosso caminho será diferente. Queremos seguir Jesus como os discípulos o seguiam em seu tempo. Eles conviviam com Jesus, aprendiam dele o sentido de viver.

1° Encontro:                                                    05/07/2011

Tema: "Formamos um Grupo".

Leitura Bíblica: Cor 12, 12-20

Descrição:
Formamos um grupo que tem Jesus Cristo por cabeça. Somos o seu Corpo, com muitos membros diferentes, cada um é de um jeito. Mas o importante é que estamos unidos, porque Ele está entre nós.
Certamente, a presença de Cristo encherá de alegria nossos encontros, porque ele é nosso amigo (Jo 15, 14-15) e é o motivo principal de nossa reunião: queremos conhecê-lo sempre mais, seguir seus passos porque ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6). Para isto acontecer, há uma condição: Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se voa amardes uns aos outros (Jo 13,35).