domingo, 26 de fevereiro de 2012

QUARESMA 2012

Em favor da fraternidade: “AMAR E SER AMADO” é o Caminho para a Felicidade 

Nas pegadas da Mensagem do Papa para a Quaresma 2012: 

A quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: O AMOR! Este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitária de fé. 

Quaresma é um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal. 

“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” 

“AMAR E SER AMADOS” são as DUAS ASAS no caminho para a Felicidade. 

Quem é o “outro” na minha vida? É meu irmão/a; amigo/a; família/comunidade; a minha Igreja e clube; o que é bênção para mim e o que precisa de mim; o que desafia a minha vida para crescer, ser melhor até chegar ao “Outro”; aquele de quem não gosto tanto e com quem estou em conflito; o que é sorriso de Deus, face de Deus para mim; o outro é um Mistério, É JESUS para mim! 

Ser ou não ser “guarda do meu irmão”: 

Caim diz “NÃO” (Gn.4,8-9). Jesus diz “SIM”…até dar a vida pelo irmão! 

Cuidar do irmão com amor, empatia, carinho, compaixão, generosidade, atenção, perdão…é o desfio para esta Quaresma de 2012. 

O CONVITE em tempo de “austeridade e crise”: 

O mundo atual sofre, sobretudo de falta de Fraternidade. “O mundo está doente. O seu mal reside mais na crise de fraternidade entre os homens e entre os povos, do que na esterilização ou no monopólio, que alguns fazem dos recursos do universo” Paulo VI 

Heb. 10,24: “Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras”. Somos chamados a procurar o bem do outro. 

Como? 

a)Ter mais zelo pelos outros; 
b)Olhar para o rosto do outro; 
c) Ir ao encontro do outro; 
d)Prestar mais atenção aos outros”; 
e) “Ter misericórdia” do outro; 
f)Assumir a responsabilidade pelo outro; 
g)Amar mais os outros em reciprocidade; 
h) Ser responsável pelo outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário